Imagem de Maria Teresa Cruz Marques
Aula de Energia do 8ºB para o 4ºano
por Maria Teresa Cruz Marques - Segunda, 13 Março 2017, 13:15
 

“De onde vem a energia? Se olharmos à nossa volta vemos que (quase) tudo sobrevive por causa da energia: os transportes, a televisão, a iluminação, o aquecimento, mas também as plantas, a música e a comida.

Para conseguirmos brincar e aprender, precisamos de energia. A energia vem maioritariamente do Sol, mas… e como é que recebemos energia? Isso mesmo, através da ingestão de alimentos!”

Foi assim que os alunos do 8ºB, da Escola Básica 2,3 de Couto Mineiro, iniciaram mais um desafio do Projeto Missão Power Up. Este ano desafiaram as equipas participantes a realizar uma aula de energia aos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico. Foi escolhida a turma do 4ºAno da E.B.1 de Oliveira do Arda, tendo a Professora Eva Rodrigues feito as honras da casa e a Ana Francisca, os dois Andrés, a Beatriz, a Bruna, a Eva, as duas Gabrielas, os dois Guihermes, a Inês, o João, a Lara, o Leandro, o Mateus, a Matilde, a Sofia e a Soraia prestaram muita atenção e participaram ativamente em todas as atividades, propostas pelos alunos mais velhos.

A Missão POWER UP é um projeto educativo da Galp, de abrangência nacional, sobre eficiência no consumo de energia. O projeto promove a constituição de equipas multidisciplinares nas escolas, compostas não só por alunos e professores mas também por representantes da Direção da escola, assistentes operacionais e outros colaboradores. Em conjunto, as equipas participam num concurso que premiará a implementação de várias ações concretas que promovam a eficiência energética na escola e, a longo prazo, a mudança de comportamentos neste âmbito.

Estiveram envolvidos nesta aula os alunos Alícia Moreira, Bárbara Correia, Beatriz Teixeira, Bruna Almeida, Diogo Sousa, Lara Rosas, Rafaela Faria e Raquel Almeida e, ainda, as professoras Lina Martins e Teresa Marques. Foi gratificante ver o empenho e a dedicação com que os alunos se envolveram na concretização desta atividade, tendo-se revelado um trabalho bastante positivo, ficando a vontade de repetir a experiência.









a